Seitan

Seitan

Seitan é uma “carne” feita com glúten, que possui bastante proteína e fica muito melhor que a carne de soja em algumas receitas. A consistência do seitan é fibrosa, diferente da carne de soja, que é mais esponjosa. Claro que quem tem intolerância ao glúten deve passar longe dessa receita, para para as demais pessoas, eu recomendo!

A foto mostra nosso seitan frito com molho de mostarda e alcaparras, mas existem muuuitas receitas onde ele pode ser usado. No final da receita tem algumas dicas.

Essa foto é do primeiro seitan que fiz, podem ver que ele ficou aerado, um pouco esponjoso. Fiz algumas alterações na receita e achei que o resultado ficou melhor. Estou postando a receita já modificada que testei pela segunda vez, e que deixa o seitan com menos buraquinhos e mais saboroso.

Ingredientes para a massa do seitan

  • 250 g de glúten puro
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de alho em pó
  • 4 colheres de sopa de shoyo
  • 360 ml de água
  • 1/3 de um caldo de legumes

Ingredientes para o caldo do cozimento

  • 2/3 do caldo de legumes
  • Aproximadamente 2,4 litros de água
  • 1/2 xícara de shoyo
  • 1 cebola

Modo de preparo

  1. Começando pelo caldo do cozimento, pique as cebolas rodelas, e coloque para cozinhar com a água, o shoyo e caldo de legumes
  2. Misture em uma tigela o glúten e o alho em pó
  3. Em outro recipiente, dissolva o 1/3 de caldo de legumes nos 360 ml de água e misture o azeite e o shoyo
  4. Despeje o líquido na tigela onde está o gluten e misture bem, fazendo com que a massa vire vire uma bola (use primeiro apenas 250 ml do líquido e se necessário adicione o restante aos poucos)
  5. Ela vai ficar parecendo uma borracha… trabalhe a massa com as mãos, a pressionando contra o fundo da tigela
  6. Vire a massa dentro da tigela mesmo e a pressione bastante contra o fundo da tigela novamente. Repita essa operação diversas vezes por uns 5 minutos, virando a massa para todos os lados possíveis e sempre pressionando como se estivesse dando soquinhos
  7. Quando a água do caldo já estiver fervendo, utilize uma faca para cortar o seitan no formato que desejar. Pode ser em cubos ou fatias ou pedaços grandes para fatiar depois de pronto
  8. Deixe cozinhar no caldo até que os pedaços dobrem de tamanho e estejam cozidos por dentro. Eu gosto de cortar em pedaços não tão grandes para que cozinhem mais rápido. Pode deixar cozinhando em fogo médio por aproximadamente uma hora pelo menos (mas volto a dizer que o tempo de cozimento depende do tamanho dos pedaços)
  9. Após cozido, retire do caldo. O seitan pode ser congelado ou usado imediatamente.

Dicas:

– Ao terminar o cozimento do seitan, não jogue o caldo fora. Utilize para fazer uma sopa de legumes e ficará uma delícia;

– Essa receita rende bastante, então você pode separar em potinhos e congelar depois de pronto;

– Use o seitan no lugar da carne em receitas como “bifes”, “carne” com legumes, sopas, feijoadas, yakissobas, churrascos, etc.

– Depois de cozido, o seitan terá um sabor leve, mas para deixá-lo mais gostoso você pode temperá-lo melhor durante a preparação dos pratos em que o utilizará.

Depois vou postar receitas de pratos com seitan… se alguém tiver alguma dúvida ou até mesmo uma dica para compartilhar, será bem vinda! 

 
Tags:

2 Comentários

  1. Pingback: Cogumelos Paris com Seitan

  2. Pingback: Feijoada Vegana

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!