Pão sem queijo

Pão sem queijo

Quem disse que vegano não pode comer pão de queijo? Nesse caso são pães sem queijo, mas o gostinho e consistência são tão semelhantes aos originais que ninguém vai adivinhar que são veganos se você não falar :)

Essa receita rende MUITO, então se prepare para encher o congelador com uns 100 pãezinhos de queijo pequenos. Eu gosto de fazer bastante porque aí passo umas 2 semanas comendo pão de queijo, e nesse friozinho eles vão tão bem um chocolate quente ou cafezinho… hmmmm!!! São irresistíveis!

*** Atualizando o post com as respostas das principais perguntas que me fizeram porque pode ser sua dúvida também:

– Se quiser pode fazer só meia receita

– O nutritional yeast serve para adicionar nutrientes e para dar um sabor a mais, pois o gosto lembra um pouco queijo, massss…. pode fazer a receita sem esse ingrediente e também ficará muito gostoso!

*** Dica:

– Essa receita sempre dá certo… a única vez que tive um probleminha foi quando cozinhei a mandioquinha, desliguei o fogo e deixei na água um tempão antes de fazer o purê. A mandioquinha estava picada e absorveu muita água, então a massa acabou ficando muito mole e não deu o ponto de primeira. Se por qualquer motivo sua massa ficar muito mole também e não conseguir modelar as bolinhas pode colocar um pouco mais de polvilho doce até dar o ponto de modelar. No final dá certo, não perca a esperança! rsrs

Ingredientes

  • 6 xícaras de polvilho doce
  • 4 xícaras de polvilho azedo
  • 2 colheres de sopa de sal
  • nutritional yeast em pó a gosto (opcional – gosto de usar umas 10 colheres de sopa rasas para deixar com mais gosto de queijo e também para deixar mais nutritivo, mas se não tiver pode fazer a receita sem esse ingrediente que fica muito bom também)
  • 5 xícaras e meia de purê de mandioquinha (mais ou menos 1,200 kg de mandioquinha para fazer essa quantidade de purê)
  • 1 xícara e meia de purê de cenoura (mais ou menos 3 cenouras médias/grandes para fazer essa quantidade de purê)
  • 1 xícara de água (pode ser a água do cozimento da mandioquinha)
  • 1 xícara e 1/4 de óleo

Modo de preparo

  1. Em uma tigela bem grande misture o polvilho doce, polvilho salgado, sal e nutritional yeast
  2. Leve a água junto com o óleo ao fogo e assim que ferver despeje na mistura dos polvilhos
  3. Adicione os purês e mexa bem primeiro com uma colher de pau e depois com as mãos até formar uma massa homogênia
  4. Modele mais ou menos do tamanho de bolinhas de ping pong (ou um pouco menores porque no forno eles crescem)
  5. Para congelar, leve os pães de queijo ao congelador em formas de bolo ou pratos sem sobrepor – assim que congelarem transfira-os para um saco próprio para freezer e dessa forma eles ficarão soltinhos – depois é só tirar do congelador quantos quiser e levar direto ao forno
  6. Para assar, pré-aqueça o forno a 180 graus por 15 minutos e asse os pães de queijo por uns 30 minutos a 150 graus ou até ficarem dourados. Se quiser assar mais rápido pode assá-los a 180 graus, mas quando eu uso essa temperatura eles perdem um pouco o formato, mas ficam ótimos também. Outra opção é fazer naquelas fritadeiras sem óleo, que eu adoro porque ficam prontos mais rápido e porque assim eu não fico com dó de ligar o forno para fazer apenas meia dúzia de pães de queijo. Eu já assei os pães de queijo usando tempos e temperaturas diferentes para testar e recomendo que façam alguns testes também para chegar no melhor resultado, pois a textura deles muda dependendo do modo de assar, e você terá um montão de pães de queijo para testar, então aproveite!

*Essa é uma adaptação da receita de pão de queijo vegano do blog Chubby Vegan, que aliás tenho que agradecer muito por essa maravilha!!

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos :)

 

2 Comentários

  1. Olá! O purê de mandioquinha pode ser trocado pelo de batata.. eu troquei e ficou uma delíciaaaa!! Assim, pro meu gosto ficou mais saboroso. Amei!! Realmente o queijo e os ovos não fazem falta alguma. Uma delícia. Abraço!

    • Adorei a dica Jucilene! Com certeza vou tentar com o purê de batata da próxima vez, mas primeiro vou comer todos os 100 pãezinhos de queijo que fiz esta semana rsrs!!
      Obrigada! :)

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!