Ômega-3

Ômega-3

Desde que resolvi tirar a carne do cardápio, escuto a frase clássica: “você deveria ao menos comer peixe!”, mas como peixe não nasce em árvore, não vou comer.

Quando me perguntavam como eu obtenho então o omega-3, eu respondia que poderia obte-lo em fontes vegetais como linhaça, nozes, óleos, folhas escuras, etc, mas resolvi pesquisar mais sobre esse assunto para entender melhor qual é a tal preocupação das pessoas com relação a obtenção de omega-3. Aqui vai um resumo do que descobri pesquisando na internet sobre as diferenças entre omega-3 animal e vegetal.

O omega-3 é um ácido graxo essencial bom para o coração, colesterol, hipertensão, artrite, humor, cérebro, prevenção de câncer, prevenção de AVC , entre outras coisas.

O ácido graxo omega-3 encontrado em fontes de origem animal (óleo de peixe) é diferente do omega-3 de origem vegetal.

O omega-3 vegetal é o ALA (cadeia curta) e os omega-3 provenientes de óleo de peixe são o EPA e o DHA (cadeia longa). O ALA(vegetal) não traz tantos benefícios como o EPA e o DHA, mas o nosso corpo é capaz de converter ALA em EPA e DHA. Essa capacidade de conversão do ALA é boa mas nosso corpo não consegue converter uma grande quantidade e então mesmo consumindo muitos vegetais ricos em omega-3 não conseguimos suprir nossa necessidade total de EPA e DHA.

E como ficamos? Se não queremos consumir óleo de peixe vamos ter que viver sem as quantidades recomendadas de EPA e DHA? Não necessariamente! O EPA e DHA são também chamados de “omega-3 marinhos”, o que nos dá uma boa dica da solução para esse problema!

Encontrei suplementos veganos de EPA e DHA que são extraídos de algas marinhas! A marca é DEVA, e comprei no site www.iherb.com, que entrega rápido e tem um preço razoável.

Comprei apenas o suplemento DHA, mas tem também o EPA vegano da mesma marca. Pelo que vi nas pesquisas, o DHA possui mais benefícios que o EPA, e o corpo consegue converter parte do DHA em EPA.

Sendo assim, optei por comprar apenas o DHA mesmo.

Pronto! Acredito que consegui desmistificar a questão do omega-3!

Aliás, só para não deixar passar em branco… já que o assunto é omega-3:

– Vocês sabiam que o salmão consumido no Brasil nem tem omega-3? E as pessoas comem salmão adoidado achando que estão fazendo bem à saúde. Que tristeza.

– A maior parte do omega-3 derivado de óleo de peixe é EPA, mas o melhor tipo de omega 3 é o DHA, que também está presente no óleo de peixe, porém em quantidade menor.

– Mesmo os suplementos de óleos de peixe encontrados no mercado não são tão ricos em DHA. Eles tem o EPA como maior parte da composição e como eu disse acima, os maiores benefícios estão no consumo do DHA.

– Mesmo quem come peixe 1 a 2 vezes por semana tem falta de omega-3 no corpo. Isso porque a ingestão nesse caso é muito pequena e não supre as necessidades. Então o omega-3 não deveria ser fator de preocupação somente de vegetarianos/veganos.

Resumindo ainda mais agora:

A conclusão que cheguei é que os veganos podem continuar obtendo o omega-3 ALA de fontes vegetais, e podem ao mesmo tempo tomar um suplemento vegano de DHA feito com algas marinhas caso queiram garantir os níveis recomendados de omega-3 de cadeia longa no corpo.

E quem come peixe e pensa que pode ficar despreocupado com a questão do omega-3, deveria fazer um pesquisa sobre o assunto e rever seus conceitos.

 

5 Comentários

  1. Li que veganos não ingerem gelatina porque tem algas marinhas. Na explicacao acima se fala de algas. E agora??

    • Olá Neusa,
      Na verdade veganos não consomem gelatina porque é feita de restos de animais como ossos, pele e tendões. Existe também gelatina feita de algas, e essa sim veganos consomem porque algas são vegetais. A gelatina comum que encontramos em mercados são todas de origem animal, e as gelatinas de algas são mais difíceis de serem encontradas… por isso veganos não consomem gelatina :)

  2. Alessandra Mara Castilho diz:

    Sou agradecida pelo esclarecimento. Valeu!

  3. Bom dia. Como faço para comprar neste site indicado o omega3 das algas marinhas?

    • Oi Roberta,
      esse post é meio antigo e na época era bem tranquilo comprar nesse site, mas agora eles mudaram o tipo de entrega e fica um pouco mais caro. Mesmo assim ainda é possível comprar, é só se cadastrar no site e comprar online mesmo, mas devem existir outros sites que vendem esse produto também. Ou se você conhecer alguém que possa trazer dos EUA ou Europa é uma boa… tem várias lojinhas de produtos naturais lá que vendem esse tipo de ômega-3 para vegetarianos, é bem legal :-)

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!