Manteiga de amendoim

Manteiga de amendoim

Você já provou manteiga de amendoim? Se nunca provou, não perca mais nem 1 minuto porque esse negócio é bom mesmo, e já vou logo avisando que é tão gostoso que vicia!!! rsrs!! Fica boa no pão, em receitas doces e salgadas, ótima com sorvetes, bolos, biscoitos e frutas!
É possível encontrar manteigas de amendoim já prontas no mercado, mas elas são caras e geralmente possuem muito açúcar e outros ingredientes que acabam até modificando o sabor do amendoim.
Fazendo em casa você vai economizar e ainda vai fazer uma pasta de amendoim personalizada de acordo com seus gostos: você pode fazer sem açúcar nenhum, pode fazer salgada ou pode fazer doce com o tipo de açúcar e quantidade que quiser.
Eu aconselho utilizar um processador de alimentos para a receita e não um liquidificador. Já vi relatos de pessoas que queimaram o liquidificador tentando fazer manteiga de amendoim, e já vi também pessoas dizendo que dá certo. Na dúvida eu acho melhor não arriscar o liquidificador e  usar o processador de alimentos.
Uma boa pasta de amendoim pode ser feita apenas com 1 ingrediente: óbvio que é o amendoim, mas dependendo do seu equipamento pode ser que precise acrescentar óleo para dar uma ajudinha. Nesse caso opte por óleos mais saudáveis e não será um problema.

Dicas:

– Faça a sua pasta de amendoim sem açúcar e coma com pão e geléia de frutas, e a geléia já vai adoçar a manteiga de amendoim.

– Combina com diversos tipos de pães, mas na minha opinião fica melhor ainda com pães integrais ou de grãos

– Uma pasta de amendoim sem açúcar pode ser usada em receitas doces ou salgadas

– Compre o amendoim já torrado, sem pele e sem sal para facilitar o preparo. Tendo o amendoim assim você vai economizar muito tempo! Caso não encontre desse amendoim para vender, compre com pele e cru mesmo, leve os amendoins ao forno pré aquecido a 175 graus por aproximadamente 10 minutos ou até que a pele comece a rachar e comecem a dourar, (mexa a assadeira a cada 3 minutos para não deixar queimar), retire do forno e esfregue os amendoins com um pano de prato limpo até retirar as peles. Vá separando os amendoins sem pele para facilitar o processo.

Então vamos lá, tendo amendoins sem pele e sem sal, vamos à receita da manteiga de amendoim:

Ingredientes

  • 500 g de amendoim torrado sem pele e sem sal (aproximadamente 3 xícaras e meia)
  • 50 ml aproximadamente de óleo (aproximamente 1/4 de xícara – nem sempre é necessário usar óleo nessa receita… dependendo do amendoim e do seu processador talvez nem precise, vou explicar melhor no modo de preparo – caso precise colocar óleo, dê preferência ao de linhaça, de amendoin ou de semente de uva, mas se não tiver pode ser outro)
  • 1 pitadinha de sal (opcional)
  • Açúcar a gosto (opcional – eu prefiro sem açúcar, mas se quiser adoçar use de preferência o açúcar mascavo)

Modo de preparo

  1. Em um processador de alimentos bata os amendoins até que comece a virar uma pasta. Pode ser que você precise parar o processamento várias vezes para raspar as laterais do processador. Se virou uma pasta vá para o próxima passo, mas se você ver que já está batendo ha muito tempo e o amendoim virou uma farofa fina mas não está virando creme, é porque precisará de óleo. Nesse caso deixe o processador ligado e vá acrescentando o óleo bem aos poucos enquanto bate o amendoim. Pare de colocar óleo assim que o amendoim virar uma pasta, então pode ser que não utilize todo o óleo
  2. Caso queira, coloque uma pitada de sal e/ou açúcar e bata mais um pouco para misturar

Rende aproximadamente 2 xícaras e meia de manteiga de amendoim. Conserve em geladeira por até 3 meses.

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos 😉

 
Tags:

7 Comentários

  1. Liliane Cristine diz:

    Oi! Faço minha manteiga de amendoim só com amendoim mesmo. O segredo é paciência! Vc coloca o amendoim torrado no processador, bate um pouco e espera uns minutinhos. O amendoim descansa e começa a liberar seus próprios óleos. Bato várias vezes, deixo descansando sempre entre uma batida e outra. Demora mais, mas vale a pena e não queima o processador.

  2. Tem que ser processador, ou pode com mixer ou liquidificador???

    • Olá Alessandra,
      O ideal é usar o processador. Algumas pessoas conseguem fazer essa receita com um liquidificador, mas eu não aconselho porque já ouvi casos em que o liquidificador não aguentou e queimou. Talvez o segredo para fazer no liquidificador seja a paciência, conforme nossa amiga Liliane também comentou aqui
      O liquidificador não pode ficar ligado por muito tempo e você terá que parar algumas vezes para mexer, esperar um pouco e continuar até que o amendoim vire pasta… Quanto ao mixer, eu acredito que não é possível utilizar nessa receita.
      Espero ter ajudado :)

  3. Pingback: Café da manhã

  4. Olá, gostaria de saber se posso fazer a pasta salgada.

    • Pode fazer salgada sim e fica bem gostoso, mas eu prefiro fazer sem sal e sem açúcar para usar tanto em receitas doces quanto em receitas salgadas, é uma boa deixar a pasta de amendoim neutra.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!