Leite de Amêndoas

Leites vegetais são tudo de bom… mas o meu preferido é o de amêndoas! Ele fica branquinho e lindo, com um aroma fantástico e o sabor melhor ainda! Pode ser consumido puro, com chocolate em pó, café, ou em receitas quentes ou frias.
Esse leite possui proteínas, fibras, contêm ácidos graxos ômega-3 (bom para o coração), baixa caloria, zero lactose, baixo teor calórico, baixa taxa de carboidratos (menor que a do leite animal), possui também zinco, ferro, manganês, antioxidantes, e outros nutrientes.

Vou passar a receita básica desse leite maravilhoso para vocês, e se quiserem fazer um pouquinho mais forte ou um pouquinho mais fraco, é só adicionar menos água ou mais água no preparo.
Depois que fizerem o leite, guardem os resíduoes (bagaço) para usar em outras receitas. Pode ser usado em tortas, bolos, patês, etc..

Vou ficar devendo a foto do leite porque da última vez que fiz bebi tudo antes de tirar foto =P
Assim que eu fizer novamente vou tirar foto e atualizar o post =)

Ingredientes

  • 1 xícara e meia a 2 xícaras de amêndoas cruas (sem casca, mas pode ser com pele)
  • 1,2 litro de água
  • 5 tâmaras secas sem caroço (opcional)

Modo de preparo

  1. – Deixe as amêndoas de molho durante 1 noite (aproximadamente 8 horas) em uma quantidade de água que seja o suficiente para cobrí-las se aumentarem de volume. Uns 4 dedos de água acima das amêndoas deve ser o suficiente
  2. Passadas as 8 horas, jogue fora a água em que as amêndoas ficaram de molho
  3. Bata bem em um liquidificador metade das amêndoas e metade das tâmaras com meio litro de água e coe com um pano de prato limpo.
  4. O leite não vai passar tão facilmente pelo pano. Você precisará apertar, espremer e torcer o pano com cuidado para não deixar o bagaço cair dentro do leite já coado.
  5. Deixe o bagaço (resíduo) de lado (não jogue fora)
  6. Bata a outra meta das amêndoas e tâmaras com o meio litro de água restante e coe com o pano novamente
  7. Está pronto! Rende 1 litro de leite

Dica: O bagaço vai sair bem compactado do pano, e acredito que você terá 1 xícara desse bagaço compactado ao final da receita. Separe-o em 2 partes iguais e congele separadas, pois você pode usá-lo em 2 receitas diferentes. Eu vou postar receitas com idéias para aproveitamento desse resíduo. Procure as receitas no menu “Aproveitando Tudo” do blog.

 

6 Comentários

  1. Pingback: Arroz doce

  2. Pingback: Café da manhã

  3. Pingback: Bolo de chocolate com ganache e castanhas do pará

  4. Pingback: Pudim de chocolate

  5. Olá
    Gostaria de saber quantas calorias tem em média 1 xícara de bagaço….

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!