Homus (ou hummus)

Homus (ou hummus)

Preciso confessar, nós do Ideias Veg somos viciados em homus (ou hummus)! Para quem não sabe, homus é um purê de grão de bico com alho, limão e tahine. Essa combinação mágica é capaz de agradar até os que não gostam de grão de bico, e é incrível como é viciante. É um alimento muito versátil, geralmente é servido com pão pita (sírio, árabe) mas também em pratos com saladas e legumes, sanduíches, e vai bem com qualquer outro tipo de pão!

Além do sabor divino, o homus com pão é uma combinação riquíssima em proteínas: possui todos os aminoácidos essencias! Os aminoácidos que faltam no grão de bico são complementados pelos aminoácidos encontrados no pão e vice versa. Além disso, o grão de bico possui grande quantidades de cálcio, ferro , magnésio, ácido fólico, muitas fibras e vitaminas. O tahine adiciona além de sabor, mais cálcio, cobre, manganês, ômega-3 e ômega-6.

O homus portanto contribui para uma alimentação balanceada, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, anemia, osteoporose e ajuda nosso organismo a remover açúcares e gorduras, sem falar dos demais benefícios trazidos pelas vitaminas e minerais presentes nesse alimento.

Bom, pelo jeito não é a toa essa popularidade e o espaço que esse alimento originalmente do oriente médio conquistou em diversos lugares do mundo!

Quem prova sempre gosta de homus e percebe que é bom a qualquer hora do dia, com qualquer tipo de pão! Pode ser no café da manhã, no lanche, no almoço, janta, tanto faz… É gostoso e saudável! =)

Aqui vai então a receita dessa delícia, que leva apenas 4 ingredientes e é extremamente fácil de preparar:

Ingredientes

  • 3 xícaras de grão de bico cozido (pode ser enlatado se preferir)
  • meio limão ou à gosto (as vezes uso limão siciliano)
  • 1 dente de alho pequeno, ou à gosto
  • 2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelin)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • aproximadamente 1/2 xícara da água do cozimento do grão de bico (se usar grão de bico enlatado pode pegar 1/2 xícara da água que vem na lata)
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Bater todos os ingredientes em um processador, ou mixer
  2. Prove e ajuste o sabor de acordo com o seu paladar. Pode usar mais limão, mais alho, mais tahine se preferir.

Ideias:

– A foto do post mostra um café da manhã super nutrivo e simples: pão de grãos com homus e zahatar, leite de arroz batido com morangos, saladinha e uma fruta, é uma boa ideia, não?

– Como falei no início do post, você pode consumir o homus a qualquer hora do dia, experimente em um café da tarde, com pão pita e polvilhado com sementes de somac moídas, ou zahatar, hmmm me deu até água na boca!

– Experimente também o homus em lanches como hambúrgueres ou simplesmente lanches de pão recheado com homus e legumes ou folhas.

E aí? Você já conhecia o homus? Ama homus? Deixe seu comentário =)

 

6 Comentários

  1. Pingback: Bolinhos de carne de soja

  2. Pingback: Sanduíche Verde

  3. Pingback: Café da manhã

  4. Pingback: Refeição leve

  5. Eu faço Hommus vivo. Deixo de molho em água de um dia para o outro (+- 12h), escorro e bato no mixer (sem cozinhar) com alho, gergelim, erva-doce, sal e azeite. Fica ótimo e dizem que por não ser cozido tem mais vitaminas! Vou testar com limão tbem.

    • Olá Patrícia,
      Estou doida para fazer essa versão viva que com certeza tem mais nutrientes que a versão cozida mesmo… Quando fizer posto no blog para os colegas que ainda não conhecem :)
      Obrigada pela dica!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!