Geléia de ameixa

Geléia de ameixa

Essa é uma receita fácil, saudável e gostosa que pode ser usada de diversas maneiras. Pode passar no pão, usar como cobertura ou recheio de bolo, sorvete, tapioca, ou comer pura mesmo! Super versátil!

Eu só descobri essa geléia porque no ano passado dei um pacotão de ameixas para minha mãe, e depois de 1 ano inteiro ela veio me visitar e o trouxe de volta!! kkkk

Já estava próximo da data de validade, e eu não sabia como usar tanta ameixa em tão pouco tempo. Resolvi então cozinhá-las com açúcar e fazer uma calda de ameixas, mas não queria colocar muito açúcar na calda, então coloquei menos açúcar e o resultado foi uma calda muito fina, não engrossou como deveria. Foi aí que resolvi bater um pouco as ameixas e virou um doce, uma espécie de geléia… amei!

É aquele tipo comida que você faz sem querer e acaba amando!  Estou comendo bastante desse doce no pão junto com manteiga de amendoim… fica divino!

geleia_ameixa2

Ingredientes

  • 3 xícaras de ameixa sem caroço
  • 1/2 xícara de açúcar ou a gosto (uso sempre demerara, mas pode ser outro)
  • 4 xícaras de água aproximadamente

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos ou até que o líquido tenha reduzido bastante e as ameixas estejam bem macias. Pode ser que precise de mais água, fique de olho
  2. Desligue o fogo, e bata com um mixer grosseiramente para desfazer algumas ameixas, mas ainda deixando alguns pedaços

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos :)

 
Tags:

4 Comentários

  1. beth ferraz diz:

    Tenho 62 anos, nasci vegana( hj é otimo ter qualificação almentar)< tenho adorado essas receitas, meu tempo tinha que me virar e tentar ir inventando como fazer alimentos que nao usassem nada animal. Fico feliz por estar podendo usufruir dessas delicias. Espro muito mesmo que não seja moda e sim retomada cosciencia alimentar.

    • Olá Beth! Eu também espero que não seja moda, acredito que as pessoas estão aos poucos se conscientizando e que no futuro o veganismo será comum para a maioria! Realmente a internet está ajudando muito a mostrar que comida vegana não é sem graça e foi por isso que criei o blog, para compartilhar minhas experiências na cozinha e ajudar quem está sem ideias de como cozinhar sem utilizar ingredientes de origem animal.
      Obrigada por deixar seu comentário, com certeza você será um exemplo e uma inspiração para os novatos que passarem por aqui :-)

  2. Fernanda Dias diz:

    As ameixas são frescas ou secas?

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!