Extrato de baunilha caseiro

Extrato de baunilha caseiro

Você sabe o que é baunilha? Muitas pessoas conhecem a essência de baunilha que vende no supermercado mas nunca se perguntaram o que realmente é a baunilha.

Baunilha é uma planta da família das orquídeas, que produz uma espécie de vagem que é considereda a segunda especiaria mais cara do mundo devido ao cultivo trabalhoso, e é usada em larga escala no ramo alimentício devido ao seu aroma e sabor marcantes que deixam qualquer receita muito mais gostosa!!!

Infelizmente as essências vendidas em mercado não são feitas com a verdadeira baunilha, e sim com químicas que imitam o sabor, ou seja, elas são totalmente artificiais e portanto a melhor opção é fabricar a própria “essência” natural em casa! O sabor do extrato caseiro fica muito melhor e depois de provar você não mais vai querer comprar a essência artificial. Fazer em casa é realmente muito bacana! :)

Antes da receita, somente para matar a curiosidade, essas são as vagens de baunilha ainda no pé. No mercado elas não são verdes e sim marrons porque são secas.

Vanilla_fragrans_2

E a flor da baunilha é essa, linda né?

4463022-Vanilla-flower-0

Então vamos lá, para fabricar o seu próprio extrato de baunilha, você precisa apenas de favas de baunilha, uma garrafinha e vodka de no mínimo 37% Vol. Não se preocupa que suas receitas não vão ficar com gosto de álcool, pode confiar. As favas podem ser encontradas em supermercados, empórios ou lojas de produtos para confeitaria. O preço pode variar muito dependendo do tipo e da origem da baunilha, algumas são caras, e outras bem mais em conta. Eu costumo pagar uns 10 a 12 reais em 2 favas, mas o preço realmente varia. Elas podem ser reaproveitadas para fazer o extrato várias vezes, então vale a pena!

baunilha_passo1

Ingredientes

  • Uma garrafinha de 100 ml de vodka de no mínimo 37% de álcool
  • 1 fava de baunilha

Modo de preparo

  1. Corte a fava ao meio no sentido do comprimento para que as sementes fiquem expostasbaunilha_passo2
  2. Corte-a novamente de maneira que caiba na garrafinha de vodka e mergulhe-a no líquido. Se as sementes cairem quando fizer o corte, junte-as e coloque-as dentro da garrafa tambémbaunilha_passo3
  3. Tampe a garrafa, agite e guarde por no mínimo 2 meses antes de usar. Vale a pena esperar! Fica uma delícia!!! Na foto temos o extrato recém preparado que é o clarinho à esquerda e o extrato já pronto é o escuro à direita:baunilha_passo4
  4. Quando usar todo o líquido você pode reaproveitar a fava de baunilha… é só encher novamente a garrafa com vodka e deixar descansar por mais 2 meses

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos 😉

 

5 Comentários

  1. adorei vou fazer, obigada pela dica.

  2. eu também adorei e estou com alguma favas esperando o momento certo de usar…uma dela vou fazer o preparo…grata…

  3. Vanessa A Silva diz:

    Delícia

  4. Pingback: Bolo de coco com nozes

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!