Couscous ao molho de tomate, tofu ao barbecue e vagens refogadas

Couscous ao molho de tomate, tofu ao barbecue e vagens refogadas

Você conhece o Couscous? É um alimento feito de sêmola de grãos que é super versátil e conhecido praticamente no mundo todo que é geralmente servido com legumes.

O couscous que usei para esse prato é de sêmola de trigo, mas você pode adaptar ao tipo de couscous que você tiver. O que eu gosto nesse couscous é que ele fica pronto geralmente em apenas 5 minutos! Isso mesmo, 5 minutos! Você encontra na maioria dos grandes mercados e na própria embalagem já vem a explicação de como preparar e quanto tempo que leva.

Para o preparo básico geralmente é só adicionar o couscous em água quente, aguardar 5 minutos até que fique pronto e regar com azeite, mas confirme essas instruções na embalagem do produto.

 Para dar uma cor e um saborzinho diferente eu gosto de prepará-lo com molho de tomate, e acrescentar bastante hortelã, salsinha e cebolinha! Eu gosto do couscous quente, mas ele é muito usado frio como salada também.

Para acompanhar eu fiz um tofu ao barbecue e vagens refogadas no azeite, mas essa é só uma ideia, pois ele vai bem com vários tipos de acompanhamto, é muito versátil.

O que você vai precisar para o couscous

  • 1 xícara de couscous
  • Se a instrução da embalagem pedir 1 xícara de água, use 1/2 xícara de água + 1/2 xícara de molho de tomate temperado. Se o molho estiver muito espesso use um dedo a mais de água
  • Sal a gosto
  • azeite
  • hortelã
  • salsinha
  • cebolinha

Como preparar

  1. É muito simples, é só seguir as instruções da embalagem para o cozimento, porém substitua metade da quantidade de água a ser usada por molho de tomate já temperado. Ou seja, para preparar 1 xícara de couscous: se as instruções da embalagem pedirem 1 xícara de água, use 1/2 de água + 1/2 de molho de tomate.
  2. Misture a água e o molho, acrescente sal e ferva
  3. Assim que começar a ferver, desligue o fogo, acrescente o couscous, tampe para abafar e aguarde 5 minutos (ou o tempo indicado na embalagem do produto)
  4. Assim que estiver pronto acrescente bastante hortelã, salsinha e cebolinha picados, azeite a gosto e ajuste o sal se necessário

Acompanhamento: tofu ao barbecue

  1. Fatie o tofu, pincele com molho barbecue e sal e asse até que perca boa parte do líquido e fique seco. O tempo varia de acordo com a consistência do tofu, e você pode abrir o forno de vez enquanto para pincelar mais barbecue. (Se quiser preparar direito na frigideira pode também, nesse caso ele não vai ficar tão sequinho, mas também fica bom)
  2. Assim que tirar do forno, se quiser um tofu dourado é só fritar com um fio de óleo alguns minutos de cada lado  e pronto!

Acompanhamento: vagens refogadas com azeite

  1. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira, adicione vagens, sal a gosto e refogue até que fiquem macias
  2. Sirva com pimenta do reino (opcional)

 

Um comentário

  1. Pingback: Wrap de couscous

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!