Como substituir os ovos em receitas de bolos

Como substituir os ovos em receitas de bolos

Olá!

Hoje uma pessoa que é leitora do blog enviou a seguinte pergunta:

“Uma dúvida: tenho uma receita de bolo que leva 3 ovos, sendo que, as claras são batidas em neve e as gemas são incorporadas ao restante da massa. Como faço a substituição disso? Obrigada.”

Resolvi criar um post para responder porque pode acabar ajudando outras pessoas também…

Existem diversas maneiras de substituir os ovos nas receitas de bolos, mas neste post vou falar apenas dos métodos que eu testei, gostei e utilizo para criar as receitas do Ideias Veg.

As vezes para “veganizar” esse tipo de receita você precisa alterar ela inteira. O que eu faço é usar uma receita básica de bolo vegano, e adaptar essa receita para que ela fique parecida com a receita que eu quero. Então em vez de fazer as substituições na receita original que vai ovos, eu geralmente uso a base do bolo básico vegano e faço ele ficar parecido com a receita original. Entendeu?

Isso porque a clara em neve é difícil de ser substituída, mas se você trocar um pouco os demais ingredientes você acaba nem precisando dela e o resultado também ficará ótimo. Vou dar um exemplo usando uma receita de bolo vegano simples:

Anote essa receita e use como base:

-2 xícaras ou 1 xícara e meia de farinha de trigo
-Açúcar a gosto (1 xícara ou ¾ xícara ou ½ xícara)
-1 xícara de leite vegetal
-1/4 a 1/3 de xícara mais ou menos de óleo vegetal
-1 colher de sopa de fermento (misturar o fermento por último sem bater, apenas misturando)

-Assar uma forma untada com óleo e farinha, em forno pré-aquecido, a uma temperatura de  180º por aproximadamente 35 minutos ou de acordo com seu forno.

Essa receita é só a base, e você precisa colocar os ingredientes que quiser para dar o sabor, senão vai ficar sem graça … pode acrescentar limão, baunilha, ou frutas secas, ou côco, chocolate, ou o que quiser mesmo.

Se a receita que você quer veganizar for de bolo de banana por exemplo, você pode usar essa receita que te passei e adicionar a banana, a canela ou os outros ingredientes que queira conforme a sua receita e o resultado final tende a ficar muito semelhante.

Se você achar que não dá para encaixar sua receita nessa receita básica de bolo vegano, você pode tentar substituir os ovos usando um desses métodos:

  • Esse é meu método preferido e uso em quase todos os bolos: um pouquinho de bicarbonato de sódio (meia colher de chá ou uma colher de chá rasa, dependendo da quantidade de farinha) + 1 colher de sopa de vinagre de maçã. Adicione esses 2 ingredientes na massa somente no final, junto com o fermento, e não bata a massa, somente misture.
  • ou use 1 colher de sopa de linhaça triturada misturada com 3 colheres de sopa de água. Deixe descansar por uns 10 minutos e misture na massa do bolo para ajudar a dar liga. Essa quantidade é para 1 ovo, e você pode multiplicar pela quantidade de ovos que precisa (no máximo 3, pois se a receita levar mais ovos que isso provavelmente não vai ficar bom).
  • ou use 1 colher de sopa de sementes de linhaça, ferva com 3 colheres de sopa de água até soltar o gel, coe e use esse gel na receita. Essa quantidade também é para 1 ovo e você precisa então multiplicar pela quantidade de ovos de sua receita, usando no máximo 3.
  • ou use purê de fruta como banana amassada (1/3 ou 1/2 banana para cada ovo de sua receita)

noegg

  • E se você quiser mesmo usar clara em neve, encontrei um substituto que gostei bastante e acho que pode ajudar a estabilizar a massa do bolo e deixá-la fofinha com mais facilidade, por isso acaba sendo uma boa ideia para quem não tem experiência com bolos veganos. A opção é usar um produto chamado “No Egg”, que é uma mistura que imita ovo, mas não tem nada de origem animal. O produto é um pó que misturado com água imita a consistência do ovo e pode até ser batido para virar “clara” em neve. Ele pode ser usado em receitas que levam apenas a clara do ovo, ou o ovo inteiro. Na caixa vem um conteúdo equivalente à 66 ovos, então não sai caro se calcularmos o preço por “ovo”. Ah, uma outra informação legal sobre ele é que não contém glútem. O único problema é que eu nunca encontrei esse produto no Brasil, mas a boa notícia é que é possível comprar em alguns sites como o iherb e eles entregam no Brasil.

Espero que tenha gostado do post, e se quiser ver algumas receitas de bolos sem ovos, temos aqui:

http://ideiasveg.com/category/receitas-doces/bolos/

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

 

6 Comentários

  1. Mara Giovanna diz:

    Ola pessoal adorei as sugestões; e para substituir creme de leite e leite condensado sem usar soja????

    • Oi Mara,
      Preciso terminar alguns testes que ando fazendo com substituições do creme de leite e leite condensado e assim que finalizar faço um post com várias dicas, pode ser?
      Posso demorar um pouco porque estou viajando e não estou tendo muito tempo ultimamente para a cozinha, mas logo volto a fazer minhas experiências e vou postar tudo aqui para vocês! 😉

  2. Preciso de receitas be bolos sem farinha branca, por favor

  3. Como uso o no egg em receitas ,diluo em agua?
    Qual a quantidade de agua p cada ovo,,,,obrigada

  4. sou alegica a ovo !então preciso saber o q devo colocar no lugar do ovo pra fazer bolo

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!