“Cheese”cake de limão e coco

“Cheese”cake de limão e coco

Olá pessoal!

Criei esse “cheese”cake de limão e coco esta semana e já estou o incluindo na minha listinha de sobremesas preferidas! Essa é uma boa notícia para veganos, celíacos, intolerantes à lactose e também para quem simplesmente ama doces mas procura alternativas mais saudáveis:

A notícia é que vocês podem comer esse “cheese”cake de limão que não leva leite, nem ovos e nem glúten na receita, e que mesmo assim não perde em nada para as receitas tradicionais com relação ao sabor! Esse é 100% vegetal, é gostoso e é saudável!

Antes de passar a receita vou contar algo para vocês: a vida de vegano sem um processador de alimentos não é fácil… estou viajando e não tenho um processador aqui, tenho apenas uma cozinha bem básica e no máximo um mixer. Isso significa que estou meio limitada para fazer minhas experiências na cozinha, mas estou tentando ser criativa e hoje consegui fazer um cheesecake com massa “raw” mesmo sem usar um processador! 😀

Para quem não sabe, as massas cruas para tortas doces veganas são geralmente feitas com algum tipo de castanhas e frutas secas batidos em um processador, e é aí que estava meu drama rsrs

O que me ajudou foi que encontrei amêndoas já moídas bem fininhas, quase em pó para vender por aqui, e isso me permitiu fazer a torta utilizando apenas um mixer, o que fez  meu dia mais feliz! A técnica que usei está descrita no passo a passo. Ainda bem que deu certo! =)

Quanto ao recheio do meu “cheese”cake, usei castanhas de caju cruas, coco ralado e tofu firme (não usei nenhum tipo de cream cheese) e ficou ótimo.  Para completar eu fiz uma cobertura de limão simples e gostosa para dar aquele gostinho fresco e azedinho… Ficou super leve e delicado!

Vamos à receita então:

Antes de iniciar o preparo, notem que é preciso deixar as castanhas de caju de molho em água por aproximadamente 8 horas (ou 1 noite) antes da usá-las na receita.

Ingredientes para a massa

  • 1 xícara de tâmaras secas sem caroço
  • 200 g de amêndoas
  • 1 pitada de sal

Preparando a massa

  1. Deixe as tâmaras de molho em água por aproximadamente 4 horas. Escorra o máximo possível de água e despreze todo o líquido
  2. Opção 1 –  Com processador de alimentos: (Essa é a melhor maneira) Coloque as tâmaras , amêndoas e uma pitada de sal em um processador e processe até que forme uma massa e comece a desprender.
  3. Opção 2 –  Com um mixer ou liquidificador: (Somente para quem não possui um processador de alimentos) Se essa for a opção escolhida, você precisa comprar as amêndoas já moídas o mais fino possível. Bata as tâmaras até que forme um creme, transfira para uma tigela, junte as amêndoas trituradas e uma pitada de sal e misture com uma colher até que forme uma massa homogênea e comece a desprender da tigela
  4. Forre o fundo de uma forma com a massa e deixe na geladeira enquanto prepara os cremes. Eu usei uma forma redonda de fundo removível de 20 cm. Não precisa forrar as laterais da forma com a massa, forre somente o fundo

Ingredientes para o creme de coco

  • 1 xícara de coco ralado
  • 1 xícara de leite vegetal (eu usei de arroz)
  • 1 xícara de castanhas de caju cruas
  • 1/2 xícara de mapple syrup (xarope de bordo) para adoçar (se não tiver, eu sugiro usar açúcar demerara a gosto e se você também não tiver, pode ser algum outro adoçante de sua preferência – Se usar açúcar, acrescente também uma colher de chá de extrato de baunilha)
  • 100g de tofu firme
  • Suco de meio limão

Preparando o creme de coco

  1. Hidrate as castanhas deixando-as de molho em água por 4 a 8 horas
  2. Hidrate o coco, deixando-o de molho em 1 xícara de leite vegetal até que absorva todo o leite. 1 hora deve ser o suficiente.
  3. Escorra a água das castanhas e despreze o líquido
  4. Quanto ao coco, não é preciso escorrer o líquido
  5. Processe o coco, as castanhas, mapple syrup ou (açúcar + baunilha), tofu e suco de limão com um liquidificador, processador de alimentos ou com a ajuda de um mixer. Bata o os ingredientes até formar o creme, o que pode demorar um pouquinho… quanto mais bater, melhor e mais homogêneo ficará, mas não se preocupe se ainda ficaram alguns grânulos de coco (eu até gosto). Se você optar por usar um mixer, ele deve ter uma boa potência porque o creme é bem pesado, e nesse caso seu creme ficará mais granulado.
  6. Despeje o creme na forma, por cima da massa e leve à geladeira enquanto prepara a cobertura de limão

Ingredientes para a cobertura de limão

  • 2 xícaras de leite vegetal (leites com sabor mais neutro combinam melhor com essa receita… eu usei o leite de arroz, mas pode ser outro)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara (ou outro de sua preferência – ajuste a quantidade de açúcar de acordo com seu paladar)
  • Suco e raspas de 1 limão
  • 1 colher de óleo de girassol (ou outro)

Preparando a cobertura

  1. Dissolva cada colher de amido de milho em 1 xícara do leite vegetal e leve ao fogo com os demais ingredientes mexendo sempre até formar um creme grosso
  2. Deixe esfriar e despeje todo o creme de limão por cima do creme de coco
  3. Leve o cheesecake à geladeira novamente até que esteja firme. Se possível, faça essa sobremesa um dia antes de comer para que dê tempo dos cremes ficarem realmente firmes. Se não puder esperar, deixe pelo menos 4 horas na geladeira e verifique antes se já está tudo bem firme antes de tirar da forma.
  4. Enfeite com raspas de limão e sirva gelado!  =)

Dica:

– Quanto mais gelada essa sobremesa, melhor ela fica!

 

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!