Chai Latte

Chai Latte

Oi pessoal! A receita de hoje é essa bebida super especial, gostosa e fácil de preparar! Para quem não conhece, o Chai é uma bebida indiana que mistura chá preto com especiarias e ficou muito popular no mundo inteiro porque agrada a todos os tipos de paladares. Quando acrescido de leite, ele ganha o nome Chai Latte, e é possível usar leite vegetal.
Praticamente todas as grandes redes de cafés vendem essa delícia e o Starbucks é uma delas. Cada receita porém tem suas particularidades, podem levar ingredientes diferentes e cada pessoa tem um jeito de preparar.

Aqui vai então a minha receita de Chai Latte :)

Ingredientes

  • 300 ml de água
  • 300 ml de leite vegetal
  • 4 cravos
  • 3 bagas de cardamomo abertas ou 1/4 de colher de chá de cardamomo em pó (você encontra cardamomo em empórios de especiarias, em lojas de produtos naturais ou até mesmo em alguns mercados comuns – se não encontrar pode fazer a receita sem o cardamomo, mas vale a pena procurar e comprar porque é muito bom!)
  • 2 anis estrelados
  • 1/2 colher de chá de pumpkin spice (é uma mistura de especiarias que postei ha alguns dias atrás, veja a receita clicando aqui). Se você não tiver todos os ingredientes para essa mistura use ao menos o gengibre e canela em pó)
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • açúcar a gosto
  • 2 saquinhos de chá preto

Modo de preparo

  1. Ferva a água com todas as especiarias por 5 minutos, deslique o fogo e coloque os saquinhos de chá. Tampe e deixe por 5 minutos
  2. Retire os saquinhos de chá e descarte-os
  3. Acrescente o açúcar e o leite vegetal
  4. Se quiser a bebida quente, aqueça novamente até a temperatura desejada após acrescentar o leite. Se preferir a bebida gelada, leve à geladeira em vez de aquecer
  5. Antes de servir retire os cravos, cardamomos e anis

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos :)

 

2 Comentários

  1. claudia sena Machado diz:

    Boa tarde, , gostaria de saber como se faz leite vegetal, ou compra pronto, adorei o site, muito bom excelente , , obrigado

    • Oi Claudia,
      Você pode comprar leites vegetais prontos ou fazer em casa. Os prontos mais fáceis de encontrar são os de soja, algumas pessoas gostam, outras não. É possível encontrar os prontos feitos de arroz, de amêndoas, de aveia, etc que são bem gostosos, mas são difíceis de encontrar e mais caros.
      A melhor opção então é fazer em casa. O método é basicamente bater o sementes, ou oleagenosas (como amêndoas, ou nozes, ou amendoim, ou avelãs, etc) com água e coar com um pano. Para um leite de sabor mais neutro, pode ser feito também com arroz ou com aveia, ou até com coco. Todos esses leites vegetais caseiros podem ser acrescidos de açúcar ou qualquer outro adoçante se quiser, e umas gotas de extrato de baunilha caso goste. Eles ficam bem branquinhos e com aparência de leite mesmo.
      O ideal é testar vários tipos e escolher seu preferido. Mais pra frente pretendo fazer um post inteiro só sobre leites vegetais, e por enquanto posso te passar as receitas que já estão no blog:

      Leite de amêndoas (meu preferido):
      http://ideiasveg.com/leite-de-amendoas/

      Leite de avelãs:
      http://ideiasveg.com/leite-de-avelas/

      E nessa receita tem também como fazer o leite de coco:
      http://ideiasveg.com/smoothie-de-frutas-amarelas-com-leite-de-coco/

      Espero ter ajudado, e fico muito feliz que tenha gostado do site :)

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!