Carne de jaca verde desfiada

Carne de jaca verde desfiada

Já provou carne de jaca verde? Depois de bem temperada, fica surpreendentemente (e até assustadoramente) parecida com carne, com a vantagem de ser 100% vegetal!!

Para quem achou estranho já vou dizendo que não fica nem um pouco daquele gosto de jaca, mas para isso ela precisa estar bem verde.

A jaca verde tem um sabor super suave, deixando a “carne” com sabor neutro. O gosto final depende então do toque dos temperos, e com quase nada de esforço essa “carne” de jaca fica uma delícia e engana muito bem até o paladar dos não vegetarianos.

É uma ótima opção para usar como recheio de salgados, tortas, panquecas, sanduíches, fazer “carne louca”, escondidinho, pizzas, etc…

A cor pode variar dependendo da jaca e dependendo do tempo de cozimento… as vezes fica mais branca, as vezes fica mais rosada.

Uma jaca costuma render bastante, então você pode congelar essa “carne” em potes individuais e usar várias vezes.

Algumas partes da jaca não são usadas para fazer a “carne”, mas o legal é que é possível aproveitar essas outras partes em outras receitas. Até o caroço é comestível :)

Então vamos à receita! Por enquanto vou postar somente a receita básica e mais pra frente posto ideias de como temperar e onde utilizar essa delícia!

Ingredientes

  • 1 jaca verde – tem que ser verde – não pode ser madura (se usar uma jaca menor, geralmente os “fiapos” da carne ficam menores, e quando a jaca está maior geralmente ficam maiores. Dependendo da receita, pode fazer diferença ou não)
  • óleo
  • água

Modo de preparo

  1. A jaca solta um líquido pegajoso que gruda em tudo e é chatinho de tirar, mas se passar óleo em tudo que vai entrar em contato com esse líquido facilita não dá trabalho nenhum para limpar depois. Antes de começar a cortar a jaca unte então uma tábua de corte, uma faca, uma panela de pressão e suas mãos com óleo para que a cola não grude em nada
  2. Corte a jaca em pedaços carne_jaca3
  3. Coloque-os na panela de pressão com água. Não encha a panela até a boca… preencha somente metade ou pouco mais da metade com os pedaços de jaca e com a água. Se sobrar jaca você pode cozinhar em 2 ou mais vezes carne_jaca2
  4. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 5 minutos a 15 minutos depois que pegar a pressão (sugiro que teste a receita com tempos diferentes para descobrir em qual ponto você prefere. Eu acho que com apenas 5 ou 10 minutos de cozimento já fica boa, fica mais clarinha e mais fibrosa – com mais tempo de cozimento costuma ficar mais escura e molinha)
  5. Desligue, tire a pressão, transfira os pedaços de jaca cozidos para um prato e deixe esfriar
  6. Retire a casca com um faca e jogue fora
  7. Separe os caroços para usar em outra receita
  8. Separe também a parte que envolve os caroços para utilizar em outra receita, pois essa parte não desfia e portanto não serve para a “carne desfiada”. Se a intenção não é desfiar a jaca e se estiver bem verde mesmo essa parte vai ser firme e até pode usar nos pratos também
  9. Neste momento ficará a parte da jaca que desfia e uma parte do meio que é um pouco mais dura, mas você pode cortar em pedaços pequenos
  10. Agora você já tem sua carne de jaca verde! desfiada ou não, só falta temperar!! Vou postar receitas em breve!!!

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos :)

 

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!