Bolo de chocolate sem glúten e sem lactose

Bolo de chocolate sem glúten e sem lactose

O final de semana está aí e uma boa pedida é um bolo de chocolate!

E se for uma versão mais saudável é melhor ainda né? Essa receita leva farinha de arroz negro, que comparado ao arroz integral, o negro tem 20% a mais de proteína, 30% a mais  fibra, elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico.

E vejam os benefícios dos demais ingredientes:

O bolo leva cacau, que reduz a ansiedade, levanta o astral e combate a depressão.

O óleo de coco, além de ajudar a emagrecer, e contém antioxidantes, e tem uma substância que promove uma ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

O azeite de oliva extra virgem é ótimo para a pele, cabelos, unhas, ajuda a reduzir o mau colesterol, possui ação antioxidante, vitaminas A, D, K e E, e é ótimo para o coração e para o cérebro!

O melado de cana um açúcar rico em cálcio, fósforo, ferro, cobre, potássio, e vitaminas do grupo B, ou seja, é bom para os ossos, para o cérebro, e para os músculos!

E é possível comer algo gostoso que tenha todos esses benefícios? Simmm! Então vamos à receita:

Ingredientes do bolo

  • 3 xícaras de farinha de arroz negro (essa farinha além de não conter glúten, tem todos os nutrientes do arroz negro)
  • 1 xícara de cacau em pó (não adoçado)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher e meia de chá de goma xantana
  • 1 xícara e meia de açúcar demerara ou cristal (ou aumente a quantidade a gosto caso prefira mais doce)
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras e meia de água ou leite vegetal
  • 1/4 xícara de azeite extra virgem (se não tiver, pode usar óleo)
  • 1/4 xícara de óleo de coco (se não tiver, pode usar outro óleo)
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha caseiro, ou uma colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de melado de cana
  • 3 colheres de sopa de vinagre de maçã (de preferência orgânico)

Modo de preparo do bolo

  1. Ligue o forno a 180 graus (antes de colocar o bolo no forno ele deve estar pré-aquecido por pelo menos 15 minutos… geralmente eu ligo o forno antes de iniciar o preparo e até colocar o bolo no forno passam os 15 minutos certinho)
  2. Unte a forma com óleo de coco (ou outro óleo) e farinha de arroz
  3. Junte todos os ingredientes secos em uma tigela e misture muito bem: a farinha, o cacau, fermento, bicarbonato, goma xantana, açúcar e sal
  4. Em outra tigela misture os ingredientes líquidos: àgua (ou leite vegetal), óleos, baunilha, melado de cana e vinagre de maçã
  5. Despeje os líquidos no recipiente onde estão os ingredientes secos e misture delicadamente até que os ingredientes estejam todos incorporados
  6. Coloque a massa na forma que já estará untada
  7. Asse por aproximadamente 45 a 50 minutos (depende do forno)
  8. Retire do forno e NÃO corte o bolo quente em hipótese alguma. Espere até que esfrie porque até lá, o bolo tem que continuar cozinhando fora do forno com o próprio calor. Se você cortar quente provavelmente vai achar que seu bolo não deu certo, ele vai esfarelar, então espere esfriar para não correr nenhum risco
  9. Enquanto isso, vá preparar a cobertura =)

Ingredientes da cobertura

  • 200 g de chocolate meio amargo (sem leite) picado
  • uma caixinha de 200 g de creme de soja ou creme de arroz

Modo de preparo da cobertura

  1. Leve os 2 ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar até que todo o chocolate derreta
  2. Deixe esfriar para não ficar tão líquida e espalhe por cima do bolo (se preferir colocar no bolo quando estiver com uma consistência mais firme, deixe por uns minutos na geladeira antes de usar)

Ideias:

-Para dar um toque a mais de sabor e também aumentar o valor nutricional do seu bolo, espalhe por cima uma xícara de pistaches, ou nozes, ou avelãs, ou castanhas do pará picadinhos. Se não tiver nada disso, pode então salpicar um pouco de granulado de chocolate sem leite ou simplesmente deixar sem nada.

No bolo da foto joguei pistaches triturados por cima e ficou bem bom! rs =)

 

4 Comentários

  1. O que é e onde encontro goma Xanana. ?

    • Oi Rose,
      Goma xantana é um pózinho que substitui o glúten nas receitas. Quando fazemos um bolo com farinha de trigo ele fica fofinho, úmido e “dá liga”, mas se usarmos uma farinha sem glúten como a de arroz ele tende a ficar bem seco e esfarelar porque não tem o glúten. Sendo assim usamos um pouco da goma xantana misturada na farinha de arroz nas receitas sem glúten para que o bolo não esfarele.
      Você pode comprar em sites ou lojas de produtos naturais. Em São Paulo eu compro na zona cerealista, mas já vi para vender na internet.
      Se você nunca usou, pode achar estranha a consistência que a massa do bolo fica antes de assar, mas depois de assado o bolo fica com consistência igual ao de trigo.
      :)

  2. Oi! Minha dúvida é o vinagre ele não deixa gosto no bolo? Dá para substituir a mistura de bicarbonato+vinagre por fermento em pó mesmo? Obrigada!

    • Olá Anna!
      O vinagre não deixa gosto não, mas em vez de 3 colheres pode tentar diminuir para 2 se quiser, ainda não tentei com essa receita mas creio que deve dar certo. E se quiser substituir o vinagre+bicarbonato por um pouco mais de fermento em pó até pode, mas acho que vai mudar a textura do bolo… Eu acho que o vinagre com o bicarbonato estabilizam melhor a massa, ainda mais nessas receitas sem glúten e aí tem mais chance da textura final ficar boa. Talvez pudesse fazer apenas meia receita para ver se dá certo. Se tentar depois nos conte como ficou :-)
      Um abraço!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!