Aveia crocante e grudadinha

Aveia crocante e grudadinha

A receita de hoje é com aveia, então vamos falar sobre algumas curiosidades:

A aveia é um cereal fantástico que traz diversos benefícios à saúde. Ela é rica em fibras, que promovem saciedade e ajudam a regular o intestino, ela possui um gel que auxilia na prevenção e tratamento de diabetes e colesterol, possui substâncias que fazem bem para os tecidos como a pele, e também dão uma sensação de bem estar.

Você sabia que esse cereal não possui glúten mas acaba sendo “contaminado” com o glúten nos processos de extração e armazenamento por serem processados com outros tipos de cereais como o trigo. Por isso as pessoas celíacas (que possuem intolerância ao glúten) devem ficar longe da aveia, ou procurar por aveias certificadas sem glúten. Alguns fabricantes vendem a aveia sem glúten, mas não é tão fácil de encontrá-las… geralmente são vendidas em lojas de produtos naturais e são mais caras do que as aveias convencionais porque a produção e extração deve ser exclusiva de maneira a evitar uma “contaminação” com o glúten. Se você não é celíaco, e então come trigo sem nenhum problema, não precisa se preocupar com esse ponto. Mas se você tem problemas com o glúten, procure aveias certificadas sem glúten para fazer essa e outras receitas e poder aproveitar todos os benefícios desse cereal.

Eu já publiquei algumas receitas de granolas por aqui que ficam crocantes e gostosas, mas não ficam grudadinhas iguais as de supermercado. Então fiz alguns testes e cheguei agora ao resultado que queria, que é uma aveia bem crocante e que forma torrões… ficou tão boa que quando eu provei não conseguia parar de comer pura mesmo 😛

A receita é muito fácil e o único cuidado que tem que tomar é de não deixar a aveia queimar. Vamos lá:

Ingredientes

  • 3 xícaras de aveias laminadas
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de óleo (usei óleo de coco líquido)
  • 3 colheres de sopa de açúcar de preferência demerara
  • 3 colheres de sopa cheias de farinha de grão de bico

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus por 15 minutos
  2. Misture a água com o óleo e o açúcar
  3. Despeje na aveia e mexa bem até que toda a aveia tenha entrado em contato com o líquido
  4. Acrescente a farinha de grão de bico e mexa bem
  5. Transfira essa mistura para uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga e asse até que a aveia fique dourada. Abra o forno mais ou menos a cada 8 a 10 minutos para mexer um pouco as aveias para que dourem por igual. Evite mexer demais para não desmontar os torrões que vão se formar, então quando for mexer, tente apenas virar a aveia de maneira que doure por igual, mas deixe que elas fiquem grudadinhas, pois esse é o resultado que queremos.
  6. Tire do forno e deixe esfriar
  7. Guarde em um pote bem vedado, de preferência hermético e use em parfaits, em iogurtes vegetais, em sorvetes ou para enfeitar e enriquecer qualquer sobremesa. Ou coma pura mesmo 😉

 

 
Tags:

3 Comentários

  1. Pingback: Taça de banana, morango, iogurte e granola

  2. Boa tarde!!!Amei a dica e as informações sobre a aveia!!Será que é possivel substituir o açucar pelo adoçante forno e fogão?!Ou até mesmo, fazer ela ficar crocante sem nenhum tipo de açucar ou adoçante!!Grata!!Parabéns pelo site!!

    • Oi Mariana,

      Não cheguei a testar com adoçante, mas você testar conta pra gente como ficou… O que já tentei foi fazer sem o açúcar e achei que ela até ficou meio crocante, mas não deu o mesmo resultado :-(
      Sem nenhum açúcar para fazer um meladinho ela ficou meio sem graça, quase deixei queimar para deixar crocante e ficou um crocantinho sem graça entende? rsrs e logo murchou…. Talvez se colocasse mais óleo ficaria melhor, mas eu também evito usar muito óleo… o que eu tentei nessa receita foi chegar a um meio termo: um jeito que não usasse muito óleo nem muito açúcar e que o resultado ainda ficasse bom :-)
      Acho que desse jeito vai tão pouquinho açúcar que nem tem problemna…. eu costumo usar demerara, mas se quiser deixar mais saudável acredito que o mascavo também pode ser usado apesar de não ter tentando.
      Muito obrigada pela visita e espero que continue gostando das dicas!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
 
 
 

Acompanhe todas as novidades!